Foto: Rota de Santa Maria (Divulgação)
Diante das queixas de moradores e motoristas da região de Venâncio Aires devido ao perigo e um acidente com morte em um dos desvios nos trechos da RSC-287 destruídos pela enchente de maio de 2024, a Rota de Santa Maria divulgou mais detalhes do que está previsto na reconstrução. A concessionária informou que, além de antecipar a duplicação desses trechos, vai fazer uma rodovia 2 metros mais alta e com base de pedra, para resistir a novas enchentes. Também informou que, só na localidade de Mariante, no interior de Venâncio, serão mais 680 metros de novas pontes, para permitir a passagem da água. A Rota disse que espera ter as aprovações finais do projeto de reconstrução desse parte da rodovia em Mariante até o fim de novembro, para poder iniciar as obras.
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Ao todo, a concessionária diz que deve investir R$ 400 milhões para essa antecipação das duplicações, com melhorias significativas na rodovia. A empresa ainda não deixou claro quantos quilômetros devem ser duplicados e até quando as obras devem ficar prontas. O prazo contratual para concluir a duplicação de 130 km da RSC-287 de Tabaí a Novo Cabrais é até o ano de 2030, mas a Rota pretende duplicar tudo isso antes do prazo.
Confira a nota da Rota:
“A RSC-287 foi uma das rodovias mais afetadas nas enchentes históricas de 2024. Em junho de 2024, a concessionária reconectou toda a rodovia através de obras emergenciais, garantindo a circulação de veículos e o abastecimento das regiões atingidas.
Os trechos em operação provisória estão intensamente sinalizados e operam com velocidade restrita, de modo a garantir a circulação do tráfego e a segurança dos usuários. Junto com a reconstrução definitiva desses trechos será feita a adaptação da rodovia para aumentar a resistência frente a eventos climáticos extremos, o que envolve o aumento das cotas das pistas, implantação de novas pontes, utilização de materiais de maior resistência e revisão do sistema de drenagem, buscando implementar o conceito de resiliência climática.
Nas regiões de Mariante e Candelária, essas obras de reconstrução e adaptação serão feitas em conjunto com a duplicação da rodovia, que estará sendo antecipada pela Concessionária nesses trechos, de modo a possibilitar a execução das obras com menor impacto operacional sobre o tráfego (primeiro é construída a nova pista, desviado o tráfego para a nova pista, e interdição e reconstrução da pista antiga).
Essas obras foram precedidas por exaustivos estudos técnicos e projetos de engenharia a fim de selecionar as melhores soluções técnicas e dimensionar os projetos, com todo o rigor necessário, dado o tamanho, complexidade e inovações trazidas por essas obras.
Só em Mariante serão implementadas 680 m de novas pontes, além da elevação de cerca de 2m na altura da nova pista. Além disso, está sendo proposta a utilização de material pétreo na construção da rodovia, a fim de aumentar a resistência contra a ação das águas. Somente nessa região está previsto investimento superior a R$ 400 milhões em obras de reconstrução, duplicação e adaptação da rodovia.
Os projetos de engenharia para duplicação, reconstrução e adaptação da rodovia no trecho de Mariante foram entregues ao Estado ainda em abril deste ano, de lá pra cá tendo sido objeto de análise e pedidos de justificativas e alterações, que vêm sendo concluídos, com expectativa de que se obtenha as aprovações finais até o próximo mês de novembro. A Rota reforça que atua com total transparência e em permanente diálogo com o governo do Estado, cumprindo rigorosamente os prazos e etapas previstos, e reafirma seu compromisso com a reconstrução sustentável da infraestrutura gaúcha.”